96ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura, realizada dia 30 de junho de 2015, contando com a presença de 8 (oito) vereadores: Presidente ? Sidinei Róbis de Oliveira; 2º Vice-presidente ? Ledemilson Carlos de Moraes 2º Vice-presidente ? Paulo Sérgio Costa de Souza, 1ª Secretária ? Dilma de Fátima Barbosa Alves, 2ª Secretária - Vera Lúcia Siqueira dos Santos, Adauto Aparecido da Cunha, Vera Lúcia Bernardes (ausente), Jeferson Mattiolli e Wilson José de Carvalho. Havendo Quórum Regimental, o Senhor Presidente Sidinei Róbis de Oliveira, abriu os Trabalhos Legislativos desta 96ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura, logo após foi realizada a leitura de um trecho da bíblia pela Vereadora Dilma onde todos ouviram com muita atenção, comprovando-se muita fé e respeito. Prosseguindo com os trabalhos o Senhor Presidente colocou em votação a ata da 95ª Sessão Ordinária realizada em data de 23 de junho de 2015. Aprovada por unanimidade. Leitura das correspondências recebidas: - Ofício nº. 001/2015 oriundo da Prefeitura de Ribeirão Claro convidando a todos para participarem da 19ª FESCAFÉ que acontecerá do dia 02 de julho ao dia 05 de julho de 2015 no Centro Municipal de Eventos Barão Victor Von Rainer Harbach. - Boletins da FAEP 1307.- Folders de cursos diversos. - Denúncia por infração Político Administrativa protocolizada pelo Cidadão Elielson Carlos Araújo nesta Casa Legislativa, em face do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Ibaiti, Roberto Regazzo. Entrada dos seguintes documentos deste Executivo Municipal. Anteprojeto de Lei nº. 103 de 24 de junho de 2015, de súmula: acrescenta inciso VIII ao artigo 18, da Lei Complementar nº. 664, de 20 de dezembro de 2011, e dá outras providências. Anteprojeto de Lei nº. 104 de 25 de junho de 2015, de súmula: Cria o cargo de Professor de Artes, Professor de educação Física e Professor de Libras, amplia o número de vagas de Professor da Educação Infantil, altera a nomenclatura do Cargo de Professor e atualiza o Quadro de Cargos do magistério, em consonância com o Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério instituído pela Lei 193/98 de 24/09/98 e Lei 457/07 de 10/01/07, e dá outras providências. Entrada dos seguintes documentos deste Legislativo Municipal. Pedido de prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída pela Portaria nº. 018 de 7 de abril de 2015, pelo prazo de mais 90 dias, solicitando a sua deliberação na mesma data de sua entrada, a fim de evitar o escoamento do prazo. Requerimento de nº. 16 de Autoria da Vereadora Dilma de Fátima Barbosa Alves: A Vereadora que este subscreve, requer nos termos do artigo 97, §3º, inciso VI do Regimento Interno, solicitadas informações ao Poder Executivo sobra à construção da UPA ? Unidade de Pronto Atendimento ? em nossa cidade de Ibaiti. Indicação de nº. 68 de Autoria do Vereador Paulo Sérgio Costa de Souza: O Vereador que esta subscreve, requer que após a tramitação regimental, seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito como indicação, a tomada de providências legais junto ao departamento competente para que se faça no Distrito de Campinhos, a construção de: dois banheiros, sendo um feminino e outro masculino, no Cemitério Municipal bem como a edificação de um compartimento para que o coveiro possa guardar suas ferramentas de trabalho. Indicação de nº. 69 de Autoria do Vereador Paulo Sérgio Costa de Souza: O Vereador que esta subscreve, requer que após a tramitação regimental, seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito como indicação, a tomada de providências legais junto ao departamento competente para que se faça a continuidade de extensão de rede e iluminação pública da Rua Presidente Costa e Silva que está parada perto da Sanepar do Distrito de Campinhos e que dá acesso a mais de 50 casas e também ao aeroporto do Distrito de Campinhos. Indicação de nº. 70 de Autoria do Vereador Ledemilson Carlos de Morais: O Vereador que esta subscreve, requer que após a tramitação regimental, seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito como indicação, a tomada de providências legais junto ao departamento competente para que se faça o conserto do poste de iluminação da Travessa João Oligusrksy que está localizado em frente à residência da cidadã Silmeire Cordeiro. Palavra Livre: Com a palavra Livre o Vereador Ledemilson Carlos de Morais disse: Queria dizer que nesta ultima sexta estive no Espaço Dini de Moura Fadel onde foi debatido sobre fé e política; o nosso pároco Padre Anderson meu amigo e esteve lá também. O Prefeito também esteve lá e outras autoridades também, dentre elas a Dr.ª Kele e o Gustavo, um rapaz de Jacarezinho que possui uma deficiência visual. Foram debatidos vários temas, dentre eles, um tema foi muito interessante no qual a Dr.ª Kele fez um discurso muito bonito elogiando a presença de todos os Ibaitienses; ela disse ainda que os vereadores têm que fiscalizar sim o Prefeito e tem que fazer denúncias sim e terem um postura correta e fiquei contente de participar lá, o convite vale ressaltar que veio para Casa Legislativa, mas muitos não puderam estar presentes. Ficou mais uma vez indignado hoje tarde, pois não é possível senhores vereadores alguém chegar as 4 da manhã no Cras e ela foi um das primeiras a ser atendidas e ela queria marcar uma consulta com o Yuri; daí no segundo dia que ela foi lá ela conseguiu marcar, mas a gente fica triste quando não tem igualdade, mas não culpo o Prefeito e talvez tenha sido uma das pessoas de lá, a pessoa foi a primeira a marcar a consulta e foi a ultima a ser atendida então, senhores, tem alguma coisa errada lá, nem sei quem é que marca e que é que não marca, mas se a pessoa está lá desde as 4 da manhã a pessoa tinha que ser a primeira a ser atendida, mas ela foi atendida depois das 10 hrs então gente fica triste com essas reclamações que veem até a gente. E eu não podia deixar de vir aqui e falar isso, porque esta pessoa está ouvindo. Eu acho que inclusive ela comentou a Secretaria esteve lá, mas esteve lá de passagem e foi muito criticada e vazou e que ainda o Vereador Jeferson estava com ela. Ela me disse que nunca houve uma saúde tão ruim que nem essa então como vereador gostaria que a Sirley tomasse providências porque quem sai as 4 da manhã de sua Casa é quem precisa e quem precisa e lá na farmácia se não tiver a receita do médico eles não dão o remédio e essas pessoas realmente precisam desse remédio, então eu fico realmente indignado com essa situação. Essas são minhas palavras e muito obrigada. Com a palavra Livre o Vereador Sidinei Róbis de Oliveira disse: Pois é Vereador Ledemilson; não é diferente de todos nós, que também ouvimos reclamação da saúde todos os dias; há pessoas que ate acabam dizendo que vivemos em um país onde a situação é geral; mas eu não estou preocupado em relação ao país e sim com a minha cidade; então se cada um fizesse sua parte em nossa saúde e todos os setores estes estariam decentes; e no fantástico domingo vendo o vereador do PTN explodindo e mostrando os erros e de repente não é acatado, se torna aí uma coisa que acontece e chateia a todos nós mas nós temos que pensar no nosso Município aqui; se estão pagando quase 12 reais no kg de frango lá em outro lugar não podemos pactuar com isso também e vendo tantas coisas e tantas cobranças que chegam no nosso dia a dia e esse vereador então apelou. Mas muitas vezes temos que medir palavras. Então é nosso dever estar brigando e lutando. Comentando antes da sessão ate com o vereador Wilson que meu telefone não para de tocar a partir das 6 e 40 7 horas da manhã não tinha ônibus para levar as pessoas e estas ficaram na fila e ficaram esperando a condução porque demora um século para conseguir essa consulta e são exames e consultas marcadas e daí são 30 40 dias esperando e eu vivo pegando no pé e dizendo onde está responsável? Se não da pra levar de um jeito leva de outra forma, não sei se foi no domingo ou no sábado a noite que tinha dez pessoas para levar e cabia somente seis na ambulância. Então ta faltando responsabilidade dessa pessoa que está aí pelas ambulâncias e carros. Eu repudio isso tudo que acontece e fica ai a reclamação do povo. Muitas vezes nos somos ai taxados de estar dizendo coisas, mas fomos eleitos para isso. Meu muito obrigada. Com a palavra Livre o Vereador Adauto Aparecido da Cunha disse: já tenho uma opinião formada sobre isso e entramos numa rota do denuncismo e todos os levantamentos poderiam ser dados ao Ministério Público, mas não, se direciona direto ao prefeito então minha posição mesmo sendo voto vencido é contraria a entrada do documento da CPI. Esse cidadão denunciante, a meu ver, que a ultima denúncia que fez sobre as ??casinhas?? provou seu mau caratismo com a mentira que tentou pregar aqui e, então, eu acredito que devido ao direcionamento deveria procura o Ministério Público e apurar o que houve e quem de fato está envolvido para depois apurar essa infração. Ordem do dia: - Em atenção ao inciso II, do art. 5º. do Decreto 201 de 1967, o Presidente determinará a leitura do Requerimento protocolizado pelo Senhor Elielson Carlos Araújo nesta Casa Legislativa, através do protocolo de número 780 de 25 de junho de 2015, determino a primeira Secretária, Dilma de Fátima Barbosa Alves a leitura. EXCELENTÍSSIMO SENHOR SIDINEI ROBIS DE OLIVEIRA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE IBAITI -PR. ELIELSON CARLOS ARAÚJO, brasileiro, viúvo, funcionário publico estadual, portador do RG 5.161.460-7 SSSPR e do CPF 836.636.499-20 e Titulo Eleitoral 50413920698, Zona Eleitoral 079, Seção 014, residente e domiciliado a Rua Antonio de Moura Bueno, nº 864, centro, Ibaiti-PR, vem respeitosamente à Vossa presença, pelos motivos fáticos e de direito, para expor e por fim requerer o que segue: DENUNCIA POR INFRAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA, em face ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Ibaiti, Sr. ROBERTO REGAZZO, em conformidade com o artigo 4º, inciso VII do Decreto Lei nº 201/67, bem como do Artigo 5º, Inciso XXXIII e XXXIV da Constituição Federal, objetivando seja a mesma, oportunamente criada uma Comissão Processante nos termos de nossa Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara Municipal, em razão dos motivos de fato e de direito que passamos a expor: DA LEGITIMIDADE DO DENUNCIANTE : Inicialmente registra-se que o denunciante cumpre as formalidades legais e necessárias para apresentação da presente denúncia, uma vez que é cidadão e eleitor neste Município nos termos do artigo 5º, inciso I, do Decreto Lei nº 201/1967, o qual assegura que a denúncia escrita da infração poderá ser feita por qualquer eleitor. DOS FATOS: O denunciado na condição de Prefeito Municipal de Ibaiti através da Tomada de Preço nº 009/2014 contratou as empresas JDM DE SOUZA & SOUZA LTDA e GILDO ZARESKI ? CONSTRUÇÕES CIVIS,para realização de reforma nas Escolas municipal Zacarias Carneiro de Siqueira ? Distrito Euzébio de Oliveira, Escola João Severino Sales, Escola Daigles de Carvalho, na Vila Guay e na sede da Secretaria Municipal de Educação, com fornecimento de materiais, com vigência de 90 (noventa) dias. Sendo que a empresa JDM DE SOUZA & SOUZA LTDA., ganhou a licitação para reformar a quadra da Escola João Severino Sales ? Distrito do Campinho e reforma da Escola municipal Daigles, Vila Guay, no valor de R$ 165.074,95 (cento e sessenta e cinco mil e setenta e quatro centavos e noventa e cinco centavos). E a empresa GILDO ZARESKI ? CONSTRUÇÕES CIVIS, para reformar escola municipal Zacarias Carneiro de Siqueira ? Distrito Euzébio de Oliveira e na sede da Secretaria Municipal de Educação, no valor de R$ 201.680,00 (duzentos e um mil reais e seiscentos e oitenta centavos). Que, depois se verificou que foi feita uma licitação na modalidade convite para se fazer uma cozinha na Escola Municipal Zacarias Carneiro de Siqueira ? Distrito Euzébio de Oliveira, e quem ganhou a licitação foi a empresa GILDO ZARESKI ? CONSTRUÇÕES CIVIS, a mesma que já havia ganho a primeira licitação. Mas, o mais curioso é que quando foi feito a segunda licitação a obra da cozinha e outras dependências, esta já estava sendo feita pela empresa GildoZareski e que quando foi publicada a sua contratação a obra estava pronta, situação esta que não foi negada pela Secretária de Educação quando foi convocada pela Câmara Municipal. Certo é que a obra da cozinha foi contratada sem e, que depois para ?esquentar? a situação fez-se uma licitação convite direcionada para empresa GildoZareski Construções Civis, a fim de viabilizar o seu pagamento. Além disto, embora a empresa do GildoZareskitenha ganho a licitação para reforma da sede da Secretaria Municipal da Educação, as fotos inclusas mostram que a obra foi executada por servidores do Executivo Municipal, contratados mediante RPA (Cláudio e Jean). Ou seja, o próprio Município teria executado a obra e fornecido os materiais, os quais seriam comprados em loja de material de construção ?na conta? da Prefeitura. Importante registrar que quando convocada pela Câmara Municipal, na 93º Sessão Ordinária, a Secretária Municipal de Educação, Professora Telma, não soube explicar as situações ora denunciadas. ? ... Fizemos também a Escola Zacarias que é a Escola do Eusébio de Oliveira que também da mesma maneira quando nos assumimos nos vimos à necessidade de reforma completa e o Sidinei estava comigo em várias reuniõe s, viu a necessidade trocar forro, cobertura e piso. Quando fizemos a primeira parte do projeto foi feito a reforma das salas, a cobertura e piso. Porém, quando fomos verificar a cozinha não tinha entrado na planilha orçamentária, o que foi uma falha nossa. Diante disso, pedi um aditivo dessa obra para fazer a construção da cozinha, da dispensa de alimentos e cozinha e foi terminada, então, a quadra entrou no primeiro projeto, então termos uma quadra poliesportiva com alambrado e daí nos temos essas salas d e aula reformadas e calçadas e nós tínhamos uma quadra de madeira bem deteriorada foi feito toda essa obra na Escola Zacarias. ?...A Secretaria também foi uma obra que nós pedimos, esperamos um tempo e começamos primeira parte dela foi só no prédio que foi licitada a troca de piso e pintura; a segunda parte foi feita com recurso da Prefeitura e foram três salas com recurso próprio e que foi uma obra que não entrou na licitação, visto que nós tínhamos pó material já licitado. A regra para contratação de obras é a realização de licitação que possibilite ampla participação de todos os interessados, de modo que o direcionamento de obras viola não só o princípio da legalidade, impessoalidade, como o da moralidade, além do mais importante objetivo da licitação que é buscar a proposta mais vantajosa para comunidade, assegurando, sobretudo o zelo com patrimônio público. Diante das robustas provas amparadas principalmente nas fotos, editais de abertura de licitação, homologação da licitação, contratações. O envolvimento do Prefeito Municipal é lógico, pois na qualidade de ordenador de despesas é responsável por todas as contratações de obras públicas e o dever de fiscalizá-las Municipal, o qual deveria pautar em seus atos pela observância aos princípios basilares do direito administrativo (art. 37 CF/88), qual seja: da LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, MORALIDADE E EFICIÊNCIA. Tendo em vista que a ação administrativa estatal deve necessariamente pautar pelo atendimento ao interesse público, não o pessoal, os atos praticados pelo Prefeito no caso ora denunciado configuram a pratica de infração político administrativa nos termos do inciso X, artigo 4º do Decreto Lei 201/67, além das circunstâncias indicarem a ausência de legalidade e moralidade administrativa, violadora das normas contidas nos incisos VII e VIII do artigo 4º do Decreto Lei 201/67, ou seja, prática contra expressa condição da lei, negligencia na defesa dos interesses do município. Em sendo assim, com sua atitude o Prefeito Municipal violou o disposto no art. 4º , incisos VII, VIII e X do Decreto Lei 201/67: Art. 4º São infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato : VII - Praticar, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática; VIII - Omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeito à administração da Prefeitura; X - Proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo. DO PEDIDO: EM FACE AO EXPOSTO, ANTE OS FATOS ORA NARRADOS, OS QUAIS AUTORIZAM A PERDA DO MANDATO DO PREFEITO MUNICIPAL, NOS TERMOS DO MENCIONADOS INCISOS VII, VIII E X DO ARTIGO 4º, DO DECRETO LEI 201/67, REQUER O RECEBIMENTO DA PRESENTE DENÚNCIA, COM A RESPECTIVA LEITURA EM PLENÁRIO, BEM COMO A IMEDIATA FORMAÇÃO DE COMISSÃO PROCESSANTE EM CARÁTER DE URGÊNCIA, PARA INVESTIGAR E JULGAR OS ATOS DE INFRAÇÃO POLÍTICO -ADMINISTRATIVA PRATICADOS PELO SR. ROBERTO REGAZZO. Nestes Termos pede deferimento. Ibaiti, aos 24 de junho de 2015. ELIELSON CARLOS ARAÚJO . RG 5.161.460-7 SSPP. Após a leitura, o Presidente desta casa colocou em votação ao Plenário o recebimento da presente denúncia recebida nesta Casa Legislativa: Colocou- se em única discussão; colocou-se em única votação os favoráveis permaneçam sentados e os contrários se levantem: aprovado pela maioria tendo dois votos contrários dos Vereadores: Adauto Aparecido da Cunha e Jeferson Mattiolli e cinco votos favoráveis dos Vereadores: Sidinei Róbis de Oliveira, Dilma de Fátima Barbosa Alves, Ledemilson Carlos de Morais, Vera Lúcia Siqueira dos Santos e Paulo Sérgio Costa de Souza. Vereador Sidinei Róbis de Oliveira disse ? vamos fazer o sorteio. Então a Vereadora Dilma sorteia o nome do Vereador Wilson José de Carvalho do PSDB, sorteia logo em seguida o nome do Vereador Ledemilson Carlos de Morais do PSB e por último o nome da Vereadora Vera Lúcia Siqueira dos Santos do PSL. O Presidente Sidinei Róbis de Oliveira disse ? vamos suspender a sessão para formamos a Comissão com seu Presidente, seu Relator e seu Membro. O Presidente, então, informa que retornem os vereadores aos trabalhos e solicita dos mesmos a composição da Comissão e diz: a comissão ficou composta assim: Vereador Ledemilson Carlos de Morais do PSB como Presidente, Vereador Wilson José de Carvalho do PSDB como Relator, e Vereadora Vera Lúcia Siqueira dos Santos do PSL como Membro. Primeira Discussão e Votação do Projeto: Anteprojeto de Lei nº. 85 de 08 de outubro de 2014, de súmula: Reestrutura o regime próprio de previdência social do Município de Ibaiti/PR e dá outras providências. Aprovado por unanimidade. Primeira Discussão e Votação da Emenda: Proposta de Emenda a Lei Orgânica para alterar o caput e o inc. IV do art. 75 da lei Orgânica Municipal, adequando a sua redação, a qual não teria restado suficientemente clara na Emenda à Lei Orgânica nº. 001, de 2015, além de retirar da aplicação de seu teor os cargos de assessoramento e de direção. Aprovado por unanimidade. Única Discussão e Votação do Pedido de Prorrogação da Comissão Parlamentar de Inquérito: - Pedido de prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída pela Portaria nº. 018 de 7 de abril de 2015, pelo prazo de mais 90 dias, solicitando a sua deliberação na mesma data de sua entrada, a fim de evitar o escoamento do prazo. Aprovado por unanimidade. Única discussão e votação das indicações: Indicação de nº. 66 de Autoria do Vereador Ledemilson Carlos de Morais: O Vereador que esta subscreve, requer que após a tramitação regimental, seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito como indicação, a tomada de providências legais junto ao departamento competente para que se faça o calçamento de aproximadamente 100 metros no CEMEI Dona Francisquinha. Aprovado por unanimidade. Indicação de nº. 67 de Autoria do Vereador Wilson José de Carvalho: O Vereador que esta subscreve, requer que após a tramitação regimental, seja encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Prefeito como indicação, a tomada de providências legais junto ao departamento competente para que se faça, no bairro da Vila Santo Antônio, o calçamento em volta da Igreja e o asfaltamento em torno da mesma englobando também a cobertura da quadra da Escola Juventino de Moura Bueno. Aprovado por unanimidade. Encerrando em seguida, esta 96ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura, para constar, eu Rafaela Dutra Neves da Silva, lavrei a presente ata que após ser lida e votada, será assinada pelo Presidente e pelo Secretário da Mesa Diretiva. Sidinei Róbis de Oliveira Dilma de Fátima Barbosa Alves Presidente 1ª. Secretária Ledemilson Carlos de Morais Paulo Sérgio Costa de Souza Vice-Presidente 2º. Vice-Presidente Vera Lúcia Siqueira dos Santos Adauto Aparecido da Cunha 2ª. Secretária Vereador Vera Lúcia Bernardes Jeferson Mattiolli Vereadora Vereador Wilson José de Carvalho Vereador