Carregando...

CÂMARA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
  • Acessibilidade Clique para habilitar
  • V-Libras Clique para habilitar
  • LGPD Termo de Privacidade

28/05/2019 15:52:45
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IBAITI

Na noite desta segunda-feira (27.05.2019), a Câmara Municipal de Ibaiti realizou audiência pública sobre a Segurança Pública do Município, em razão das inúmeras reclamações recebidas pelos Vereadores dos munícipes que tem sido vítimas de furto em suas residências.

Os Vereadores, conduzidos pelo Presidente da Câmara, Sr. Sidinei Robis de Oliveira,  receberam os munícipes  e autoridades para a discussão do tema, destacando a  presença do Prefeito Municipal, Dr. Antonely Cássio Alves de Carvalho, do  Delegado de Polícia, Dr. Pedro Dini Neto, do Major Emerson Castelo Branco, e do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Subseção de Ibaiti, Dr. Geiel Heidgger Ferreira.

O Presidente da Câmara, Sidinei Robis de Oliveira, abriu a audiência pública enfatizando a relevância da discussão do tema Segurança Pública em nosso Município, ante o notório crescimento de furtos residenciais, dentre outros atos de criminalidade que vem ocorrendo, o que tem causado temor em todos os munícipes, exigindo o debate sobre a matéria, suas causas e possíveis providências para a resolução ou, ao menos, a amenização do problema.

Em seguida, o Major Emerson Castelo Branco fez uso da palavra quando apresentou demonstrativo estatístico da criminalidade em nosso Município, comparando inclusive com outros Municípios da região, onde se verificou um aumento no índice de furtos no primeiro quadrimestre de 2019.

O Major também destacou o déficit de efetivo como um problema para a segurança pública em todo o Paraná, e a necessidade da colaboração da população , seja para manter os imóveis protegidos com cuidados preventivos, citando a teoria da janela quebrada, seja para denunciar no 190 as ocorrências criminais.

O Delegado de Polícia, Dr. Pedro Dini Neto, afirmou que O Município de Ibaiti tem em sua estatística criminal, maior destaque nos crimes contra o patrimônio, tendo poucos homicídios.

O Delegado salientou a dificuldade de se discutir segurança pública em âmbito Municipal, por se tratar de matéria de  competência do Estado (art. 144, da CF), mas da necessidade em fazê-lo para transformação da realidade local, mediante a melhora dos indicadores sociais, instituição de conselhos de segurança, instalação de câmaras de segurança em pontos estratégicos da cidade, manutenção da iluminação pública, implantação de guarda civil municipal, dentre outras providências.

Ao se manifestar, o Presidente da OAB, Dr. Geiel Heidgger Ferreira asseverou pela necessidade de cuidarmos de nossos jovens, resgatando os valores familiares e religiosos, além de lhes proporcionar entretenimento saudável, construção de uma nova delegacia e de um posto rodoviário. Por sugestão do Sr. Carlos Zapata, Presidente do Conselho de Comunidade da Comarca, acrescentou ainda a  instalação de uma Vara de Execução Penal do Norte Pioneiro.

Já o Prefeito Municipal , Dr. Antonely Cássio Alves de Carvalho asseverou as lutas para conseguir novas viaturas para a Polícia Militar e até mesmo para a manutenção dos já existentes, a necessidade de cooperação da Polícia Militar para o desenvolvimento do projeto piloto municipal de instalação de câmeras de segurança no Distrito do Campinho,  implantação da sede da Patrulha Escolar na Praça Júlio Farah e, por fim, a necessidade de discussão com a população de instalação de um presídio em nosso Município.

Ante ao avançado horário foi proposto pelo Professor Edemir Gomes a realização de uma nova audiência sobre a matéria, com a presença dos representantes do Judiciário e do Ministério Público, o que foi aceito pelos participantes.

(Câmara Municipal de Ibaiti).

Dados da Câmara
77.774.677/0001-01